MATERIAL DE APOIO

ROTERIO PARA UM ENCONTRO DE FORMAÇÃO PARA A PASTORAL FAMILIAR

  1. Valorização do Sacramento do matrimônio
  2. Esta pastoral baseia-se me dois princípios: 1 é o princípio da compaixão e da misericórdia
  3. Conceito de casal em segunda união: jurídico e pastoral.
  4. Estudo da FC, 84
  5. Porque são impedidos de receber os sacramentos
  6. A Igreja oferece um caminho espiritual- pastoral
  7. A comunhão espiritual; a fórmula de S. Afonso.
  8. A Igreja oferece o aproximar-se da D. Mi. Por outros caminhos.
  9. Certa valorização do enlace civil
  10. Subsídios aos párocos como acolher um casal
____________________________________________________________________________
******************************************************************************************************************

Temas complementares:

 Celebração da Palavra do casal em segunda união no dia do enlace civil,  pode ser realizada na casa dos noivos ou, até mesmo, no cartório. (1)

Dirigente: Boa noite a todos.
Estamos aqui reunidos em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

Todos: Amém.

Dirigente: Estamos aqui para celebrar com o ................... e.................... sua união de amor eterno.
Esta celebração da Palavra é uma oração de confiança em Deus, fonte de todo amor e de súplica de benção com a Bíblia, a Palavra de Deus.
Nela encontramos luz, esperança, conforto, força, coragem e, sobretudo, o Deus da Misericórdia.

_____________________________________________________________________________

Preparação da mesa

Dirigente: As flores vermelhas e brancas representam a união, harmonia e a unidade do casal.
A Cruz por si só já tem seu significado, é a própria Salvação no meio de nós.
A imagem de Nossa Senhora, é a imagem de uma mãe que sempre nos ampara, cuida de nós, assim como cuidou de seu filho.
A Bíblia é o centro de todo o momento, é Jesus, vivo no meio de nós, falando conosco, e muito mais, sendo o centro na vida do casal.

Dirigente: O homem é um mistério, criado a imagem e semelhança de Deus, criado por amor e para o amor; é superior às coisas materiais e é a única criatura da terra que Deus quis para si mesmo.
Existe nele uma semente Divina, uma semente de eternidade, é livre, consciente e responsável, chamado para ser co-participante na obra criadora de Deus e de construir o Reino de Deus nesta Terra. À partir da união do homem com a mulher Deus criou a família.
Na Bíblia tem um livro do Antigo Testamento que podemos chamá-lo de o livro dos jovens esposos. É o livro de Tobias. Apresenta o casamento de dois jovens virtuosos: Sara e Tobias. Eis a simples, singela e bela cerimônia de suas bodas.

_____________________________________________________________________________

Leitura do Livro de Tobias

Leitor: Tobias 7, 12-14. Raguel mandou chamar Sara, sua filha, e a apresentou a ele. Tomando-a pela mão, entregou-a a ele e disse: Recebe-a conforme a lei e a sentença escrita no livro de Moisés, segundo a qual ela te é dada como esposa. Toma-a, leve-a sã e salva para a casa de teu pai. E o Deus do céu vos conceda uma viagem segura, em paz. A seguir, chamou a mãe da moça e mandou que trouxesse uma folha de papiro, para se fazer o registro do casamento. Aí devia constar que ele a entregava a Tobias como esposa, segundo a decisão da lei de Moisés. A mãe trouxe a folha, e ele escreveu e assinou. Só então começaram a comer e beber.
Palavra do Senhor

Todos: Graças a Deus.
 ________________________________________________________________________

Casal: Deus é a fonte de amor, de todo o bem e felicidade. Nós desejamos hoje formar novo lar. Pedimos humildemente ao Senhor que nos ajude a construí-lo conforme os princípios cristãos e o abençoe.

Pais:......................................... hoje têm os corações em festa.
Eles se propõem serem felizes juntos.
Por isso, nós, seus pais, também temos os corações transbordados de alegria.
Nós também, aqui hoje, partilhamos com a família e os amigos toda essa alegria.
.................................., hoje vocês começam sua caminhada a dois.
Comecem construindo sua casa na rocha e tracem seu caminho pedindo ao Divino Mestre que ele seja sempre iluminado e alegrado pelos filhos que hão de ter.
Hoje, nós entregamos....................... a .............................e .............. ao ...................
Pedimos a Nossa Senhora muitas graças a vocês, e nós, seus pais, também abençoamos esse novo lar que se forma. Deus os abençoe sempre!!!

Casal: Se o Senhor não construir a casa, é inútil o cansaço dos pedreiros.
Se não é o Senhor que guarda a cidade, em vão vigia a sentinela.
É inútil madrugar, deitar tarde, comendo um pão ganho com suor;
a quem o ama ele o concede enquanto dorme.
Os filhos são herança do Senhor, é graça sua o fruto do ventre.
Como flechas na mão de um guerreiro são os filhos gerados na juventude.
Feliz o homem que tem uma aljava cheia deles: não ficará humilhado quando vier à porta para tratar com seus inimigos. (Salmo 126).

Padrinhos: Que Deus Todo-Poderoso vos leve à grande aliança entre vós e vos conserve nessa aliança de amor por todo o sempre.

Todos: Assim seja.
_____________________________________________________________________________

Prece para pedir que Deus abençoe as alianças

Dirigente: As alianças representam a união, não só do casal, mas dos três, esposo, Jesus e a esposa.

Casal: Ó Deus fiel da aliança, abençoai nossas alianças; com o auxilio de vossa graça, sejam um sinal humilde de nossa felicidade. Fazei Senhor, que amemos a Vós, amemo-nos mutuamente e vivamos segundo a vossa Lei. 

Todos: Assim seja.

Noivo colocando a aliança: Que o Deus de Abraão, o Deus de Isaac, o Deus de Jacó, o Deus de Jesus Cristo, esteja conosco! Que Ele nos una e derrame sobre nós a sua benção!

Todos: Assim seja.

Noiva colocando a aliança: Que o Deus de Abraão, o Deus de Isaac, o Deus de Jacó, o Deus de Jesus Cristo, esteja conosco! Que Ele nos una e derrame sobre nós a sua benção!

Todos: Assim seja.

Casal: Tu és bendito, Deus de nossos pais, e é bendito o teu Nome pelos séculos dos séculos. Bendigam-te os céus e toda a tua criação por todos os séculos. Tu fizeste Adão e lhe deste como auxiliar e amparo Eva, e de ambos surgiu à descendência humana. Foste tu que disseste que não era bom o homem ficar só: façamos para ele uma auxiliar que lhe seja semelhante. Agora, não é por luxuria que me caso com esta minha irmã, mas com reta intenção. Ordena que tenhas misericórdia, de mim e dela, e que possamos chegar, os dois a uma ditosa velhice. Disseram ambos: Amém. Amém.
(Tobias 8, 5b-8)

Pais: A esperança é a nota dominante do dia de hoje. Que Deus una o vosso amor. Com a Bíblia, vocês darão asa à vossa esperança e felicidade.
“Tu és bendito porque tiveste compaixão destes teus filhos. Manifesta-lhes, Senhor, a tua misericórdia e salvação e fazei que a sua vida decorra na misericórdia e alegria” (Tobias Tb, 8, 17).
_____________________________________________________________________________

Assinatura do casamento civil e louvor

Esposa: Tu és o mais belo dos homens, nos teus lábios se espalha a graça, por isso Deus te abençoou para sempre. (Salmo 44,3).

Esposo: És formosa, de tua beleza me encantei, exala teu vestido de perfume, ficas sempre a minha direita como uma rainha (adaptação do Salmo 44).

Casal: Celebraremos teu nome e te louvaremos eternamente. (Salmo 44,18).

Esposo: Dignai-vos, Senhor derramar vossas bênçãos sobre essa vossa filha................, para que cumprindo sua missão de esposa (e mãe) aqueça o lar com sua ternura e o adorne com sua graça.

Esposa: Acompanhai Senhor, esse vosso filho.................., para que cumpra com fidelidade e solicitude os deveres de esposo (e pai).

Casal: Enfim, ó Pai Celeste, concedei-nos a graça de participarmos um dia do banquete do céu. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.

Dirigente: Todo amor vem de Deus, é vivenciado pelo casal e deverá voltar novamente para Deus, pois Deus é a fonte de todo o amor. Nós existimos pelo amor de Deus. A dignidade e a responsabilidade da família cristã só podem ser vividas com a ajuda incessante de Deus, que não faltará, se implorada com humildade e confiança no coração.
Vamos agora, todos juntos, rezar pela união do casal, a oração que o próprio Cristo nos ensinou.

Todos: Pai Nosso...
_____________________________________________________________________________

Consagração a Nossa Senhora

Dirigente: Maria nos ensinou a humildade, coragem e fé, a caridade para com o próximo, a resignação na pobreza e o desapego dos bens terrenos, a obediência, a pureza, e a procurar Deus em todas as coisas.
Reconhecendo-a como nossa mãe e da Igreja, o casal..................... e................... consagram a Nossa Senhora sua união, para que Elas interceda junto a JESUS Misericordioso, sempre confiante de que tudo que a mãe pede, o seu Filho atende.

Casal: Ó Maria, Mãe de Jesus e nossa Mãe, nunca se ouviu dizer que alguém tenha recorrido a Vós e seja por Vós abandonado, por isso hoje dia do nosso compromisso civil Vos consagramos a nossa união. Nós colocamos em vossas mãos tudo o que somos e temos. Confiamos à vossa proteção nossas vidas, projetos e desejos. Guardai-nos no vosso coração materno, para que nenhum mal nos aconteça e todo o bem nos venha.
Fazei que tudo seja para o bem das pessoas, principalmente daquelas a quem devemos amar mais.
Formai em nós um coração bondoso como o do vosso Filho Jesus, de modo que possamos ser instrumentos de paz, de justiça e de amor.
Enfim,  fazei-nos sempre lembrar  de que somos vossos filhos.
Amém
Todos: Ave, Maria...

____________________________________________________________________________

Hino de amor-caridade

Dirigente: A relação conjugal é fundada no amor entre um homem e uma mulher, que aceitam um projeto de vida a dois em uma só carne. Na vida de um casal temos a necessidade de aprender a amar.
Amar é uma arte que necessita de alegria, entusiasmo, vigilância, concentração, disciplina, paciência, paz, preocupação, esperança, humildade, sacrifício, adesão, crescimento e progresso. Amar é uma decisão livre, que só um ser humano pode assumir.
O verdadeiro amor pressupõe: doação, gratuidade, preocupação pela vida do outro, responsabilidade, respostas às necessidades do outro, respeito à individualidade do ente amado, vendo-o como uma pessoa humana, sem dominação; conhecimento profundo da pessoa do outro, amizade, alegria; fecundidade física, espiritual e psicológica; comunhão de idéias, sentimentos e corpos.
Isto significa que tudo que um faz – ou deixa de fazer – deverá estar orientado não só para o seu próprio bem, mas sempre e igualmente, para o bem do outro.


Casal:


Ainda que eu falasse línguas,
as dos homens e dos anjos,
se eu não tivesse o amor,
seria como sino ruidoso
ou como címbalo estridente.

Ainda que eu tivesse o dom
da profecia,
o conhecimento de todos os mistérios
e de toda a ciência;
ainda que eu tivesse toda a fé
a ponto de transportar montanhas,
se não tivesse o amor,
eu nada seria.

Ainda que eu distribuísse
todos os meus bens aos famintos,
ainda que entregasse
o meu corpo às chamas,
se não tivesse o amor,
nada disso me adiantaria.

O amor é paciente,
o amor é prestativo,
não é invejoso, não se ostenta, não se incha de orgulho.
nada faz de inconveniente,
não procura seu próprio interesse,
não se irrita, não guarda rancor.

Não se alegra com a injustiça,
mas se regozija com a verdade.

Tudo desculpa, tudo crê,
tudo espera, tudo suporta.

O amor jamais passará
as profecias desaparecerão,
as línguas cessarão,
a ciência também desaparecerá.

Pois nosso conhecimento é limitado;
limitada é também a nossa profecia.

Mas, quando vier a perfeição,
desaparecerá o que é limitado.

Quando eu era criança,
falava como criança,
pensava como criança,
raciocinava como criança.
Depois que me tornei adulto,
deixei o que era próprio de criança.

Agora vemos como em espelho
e de maneira confusa;
mas depois veremos face a face.
Agora o meu conhecimento é limitado,
mas depois conhecerei
como sou conhecido.

Agora, portanto, permanecem estas três coisas:
a fé, a esperança e o amor.
A maior delas, porém, é o amor.
(1Coríntios 13, 1-13)
______________________________________________________________________________________
Mensagem Final

Dirigente: “O diálogo é o alimento do amor”. É a condição indispensável para a felicidade do casal. É a abertura da alma, buscando o crescimento.  O diálogo é comunicação.
Pelo diálogo marido e mulher procuram se conhecer mais, ajudando a corrigir mutuamente as suas falhas, vencer as dificuldades, cultivar o amor, e a se unir cada vez mais.
O diálogo requer coragem de autocrítica e autenticidade, respeito à opinião do outro; respeito à intimidade do outro; saber escolher o momento adequado; ter boa vontade, coerência, e evitar a rotina dos mesmos assuntos.
Quando compreendida e aceita no nível da comunicação, a sexualidade alcança o seu sentido e plenitude como uma das linguagens do amor, superando a mera inclinação erótica que, cultivada com egoísmo, desaparece rápida e miseravelmente.
A união sexual é para o casal um autêntico ato de amor que exprime unidade e doação entre duas pessoas. É a complementação recíproca, profunda e ampla – biopsíquica e espiritual - do casal na sua comunhão de vidas, na preocupação pelo bem do outro. É a expressão do desejo de união entre o sexo masculino e feminino, para um relacionamento de amor, para a promoção do outro, para fazer o outro feliz e realizado.
Que Deus abençoe esta união.
Parabéns! Sejam Felizes.

Dirigente: Estivemos aqui reunidos em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Todos: Amém